top of page

SIGA

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Literatura de entretenimento X Literatura de Clássicos

  • Bárbara Oliveira
  • 17 de mai. de 2015
  • 3 min de leitura

Existem pessoas que desmerecem a literatura atual, existem pessoas que até mesmo não consideram os livros infanto-juvenis atuais como literatura. E é sobre isso que conversaremos.

Li dois artigos que me inspiraram a escrever esse post. Um positivamente e o outro negativamente. O primeiro artigo que li foi sobre os 50 anos de carreira da escritora infantil Ruth Rocha que disse em entrevista que “A literatura de hoje em dia, não é literatura. É bobagem! Harry Potter não é literatura”. O outro artigo é da doutora em educação Gabriela Rodella que fala um pouco sobre as leituras em sala de aula.

De fato duas mulheres muito influentes com pensamentos completamente diferentes sobre os livros que os jovens leem. O que deve ser observado e que a Gabriela deixou bem mais claro é que é preciso sim trabalhar mais afundo com os livros, principalmente os clássicos, mas existe uma resistência dos jovens por causa da preferência. Vamos entender melhor?

O que acontece é o seguinte: a leitura está crescendo no Brasil. Há quem diga que ler está virando modinha, dê uma olhada por ai, o número de blogs literários é imenso. E isso é algo que de longe deve ser ruim.

Apesar disso os professores podem se deparar com uma sala em que de 30 alunos 3 já leram Machado de Assis. Controverso né?!

Isso é só uma questão de gosto, sabia?

Machado de Assis, José de Alencar, Álvares de Azevedo foram escritores que fizer e ainda fazem muito sucesso e inspiraram toda uma geração. Mas uma determinada geração dá lugar a outra, com outro pensamento, outra filosofia, outras ideologias e outra preferências.

Pode parecer uma frase muito comum mas é verdadeira. Gosto: cada um tem o seu.

As manifestações culturais (música, filme, livros) são instrumento poderosos que trazem revoluções, reformas políticas, transformam um país! Ok que você não vai ver isso em Crepúsculo, 50 tons de cinza, Toda Sua... Mas você sabe que esses livros foram alvos de questionamento feminino, esses livros formaram opiniões, a favor ou contra! Viu? A literatura atual te obriga a se posicionar sobre um assunto.

O legal no artigo da Gabriela é que ela fala sobre usar as coisas que os jovens leem em sala de aula, conversar, discutir e debater, depois chegar nos clássicos, que são indispensáveis. Assim os professores ganham a atenção de seus alunos e consegue levá-los a conhecer os tão importantes livros clássicos. A aula não vai se resumir a decorar como foi o movimento renascentista ou romancista.

Já a Ruth que me perdoe, respeito a opinião dela, mas ela além de estar desmerecendo o trabalho de outros escritores (desnecessário!) ela está desmotivando a leitura, coisa que vai contra os princípios de todos os autores né.

Não interessa o que os pré-adolescentes, adolescentes, jovens adultos, adultos, terceira idade estejam lendo, o importante é que nossa cultura e nossa ideologia só irá evoluir através do consumo desses materiais artísticos (filmes, livros e músicas). Não deve-se esperar que fiquemos paralisados em um só movimento literário, em uma só ideologia.

A partir de agora, se você quiser criticar as crianças e jovens leitores por escolherem Harry Potter, Percy Jackson entre outros, pare, pegue um desse livros, leia, reflita sobre o que ele traz de positivo. Tenho certeza absoluta que pelo menos uma coisa você vai identificar, todos os livros são portais mágicos para um mundo diferente que sempre, SEMPRE tem algo para nos ensinar, afinal "Não há livro tão mau que não tenha algo de bom"- Miguel de Cervantes.

Até nosso próximo papo literário o/


 
 
 

Comments


© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

Apreveite

Não perca nada!

QUEM SOU EU?

O Let's talk é um espaço para nos comunicarmos. Ele foi criado com a finalidade de conversamos sobre livros, filmes, séries, músicas e todos as reflexões que eu acho digno de registro. Espero que se divirtam!

POSTS RECENTES: 

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page