ERA UMA VEZ, MINHA PRIMEIRA VEZ
- Bárbara Oliveira
- 2 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
ITEM 30/33- UM LIVRO ESCRITO POR UMA BLOGUEIRA/UM LIVRO DE CONTOS - DESAFIO CRÔNICA SEM EIRA
Quem é vivo sempre aparece né não? Faz tempo que não venho cumprir um dos itens do

desafio aqui. Mas cá estou e é isso que importa. O livro dessa semana é o "Era uma vez minha primeira vez" da blogueira e escritora carioca Thalita Rebouças, e ao colocá-lo em duas categorias pode parecer que eu estou roubando, mas é que são dois "gêneros" que não estão muito (nada) presentes na minha estante ou lista de compras, portanto não estão muito acessíveis no momento. Sem contar que ele já entrava em uma 3 categorias, fui até boazinha :D
Este livro é típico para adolescente de 12 a 17 anos, ele trata da primeira vez de algumas meninas, são contos bem leves sobre a perda da virgindade. A linguagem é divertida e própria para adolescentes, apesar do assunto que ainda é tabu para muitos, os contos não entram em detalhes, não tem malícia e chega até a ser engraçado. Uma leitura super rápida e calma.
Coloquei a faixa etária que eu acho adequada para a leitura porque afinal eu me senti um pouco velha para esse tipo de narrativa e até de personagens. Não vamos problematizar o livro porque a intenção dele é boa; resumidamente mostrar que para cada menina a primeira vez é de um jeito, que é interessante ser com alguém especial, que goste de você e te respeite, e que você esteja relaxa, que as neuras com a aparência e essas coisas só atrapalham, esse tipo de coisa.
A minha criação e minha formação como pessoa me fizeram antipatizar com a maioria das personagens. Eu achei em alguns momentos bem banais, chatas e frescas. Quem termina com o namorado por causa de um brinco? E ficar gritando, dando chilique, com a mãe? Se fosse comigo já tomava uma surra.
"Mas é coisa de adolescente, muitas meninas são/foram assim, você tem que ser mais compreensiva". Esse era o mantra que eu repetia, para tentar aproveitar mais.
Bem, esse é um livro daqueles sabe? Daqueles que você lê por ler, porque está ali na estante, porque estava de promoção, porque sua amiga te emprestou (meu caso), porque precisava relaxar e descontrair, porque precisava desligar um pouco toda a complexidade, ensinamentos, sabedorias e complicações do Universo.
É um tipo de livro que eu daria para uma amiga ou prima que está entrando na puberdade.
É isso gente, resenha rapinha para uma leitura rapidinha, que fique claro que se eu tiver mais livros dessas categorias resenharei e colocarei no desafio ok? Ótima semana a todos, usem camisinha e até o nosso próximo papo literário.
Bình luận