Amamentar, um ato que merece respeito
- letstalkcomunicaca
- 9 de set. de 2015
- 2 min de leitura
Em uma manhã enquanto passeava lenta e preguiçosamente pelo meu facebook li o comentário de uma ex colega de faculdade, a mesma não estuda mais na instituição e nós nunca trocamos muitas palavras, e em algumas de suas idas para as aulas ela levou seus dois pequenos e lindo filhos.
Esse comentário, como muitos que eu ando lendo por essa bendita internet, me chocou a princípio, mas eu não quis desencadear uma extensa argumentação com ela que me renderia mais revolta, ao invés disso trago-lhes essa declaração para que possamos refletir a respeito do que ela diz:
"Acho ridículo mulher que amamenta mostrando os seios. É sim um momento íntimo entre mãe e filho, momento o qual não cabe a mais ninguém participar.... Gata quer mostrar as" tetas" mostra em casa, em praias de nudismo, nesses balneários europeus como ibiza que tu pode mostrar.... Aaahh para ne! Ja deu!"

(foto de uma campanha de conscientização tirada da internet)
Sem querer entrar muito em um discurso feminista apelo apenas ao direito de uma mãe alimentar o seu bebê quando este sentir fome, as mães não são mais prisioneiras de suas casa e de suas atividades domésticas, as mães hoje são mulheres atarefadas que nos primeiros meses de vida de seus filhos precisam sair para resolver a vida de ambos, esteja onde estiver ela não só pode como deve dar o leite materno, que carrega tantos nutrientes. A OMS (Organização Nacional da Saúde) recomenda o leite materno como alimento exclusivo até os seis meses de idade e como complemento até os dois anos.
A amamentação além de sua função mais essencial e básica é a melhor forma de conectar mãe e filho, estreitar os laços e isso é sim um gesto íntimo e que não diz respeito a mais ninguém, independente de onde eles estiverem.
Em São Paulo a lei puni com uma multa de R$ 500 quem proibir as mães de amamentarem.
Agora onde está o ato sexual em uma prática de sobrevivência? Porque eu não consigo enxergar.
Quando a mulher bem entender que deve mostrar os seios, porque são dela, ela pode usar quantos decotes ela quiser, ainda assim ela não estaria cometendo nenhum crime.
Minha intenção não é desmerecer a opinião da pessoa, apenas trazer esse debate, com minha opinião, apesar de não ter filhos ainda, achei o comentário absurdo e não imaginava que isso sairia de uma mãe.
Fui conversar com minha avó sobre isso. Ela tem 65 anos e 5 filhos, trabalhou de limpeza durante 25 anos e sustentou a todos com muita dificuldade, em uma época mais conservadora que a nossa. Perguntei a ela se ela amamentou seus filhos na rua, e ela declarou que com certeza: "os rapazes nos ônibus me davam os lugares no canto, para que eu pudesse dar de mamar com mais tranquilidade".
E em sua imensa sabedoria que nunca deixa de me surpreender ela me disse algo que eu levarei para o resto da vida: "quando uma moça se casa e tem filhos, o seu corpo e o seus seios não são mais dela, eles passam a ser de seu bebê".
E você, qual sua opinião sobre isso? Vamos conversar?
Comments