top of page

SIGA

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Fazendo jornal

  • Bárbara Oliveira
  • 6 de set. de 2015
  • 2 min de leitura

Eu já estava com saudades de falar de jornalismo aqui no blog que por sinal é um dos temas que mais me agrada falar sobre.

Uma das coisas que você, que está tentando decidir para qual curso entrar ou que está prestes a se matricular no curso de jornalismo tem que saber é que os trabalhos práticos que fazemos ao longo dos semestre é uma das coisas mais importantes do curso.

Neles você ganha uma experiência enorme, colocando em prático toda a teoria que o professor passou, pode até parecer óbvio dizer o quanto os trabalhos são valiosos, mas eu ressalto isso por saber que a quantidade de alunos que se apoiam nos colegas na hora de fazer as tarefas, é algo preocupante.

Na faculdade que eu estudo existe um sistema de aulas práticas chamado ATPS (Atividade Prática Supervisionada), nela os professores passam um "desafio" que deve ser realizado em etapas para se chegar ao objetivo final. E é até difícil dizer para vocês o quanto essas ATPSs me ensinaram. Afinal temos que colocar mesmo a mão na massa e correr atrás de tudo que a atividade propõe, desde sair pela cidade fotografando até produzi jornais e revistas.

Eu não imaginava que logo de cara no 1° semestre eu teria que ajudar a produzir uma revista, muito menos que no terceiro o produto seria um jornal. E quando eu digo produzir eu quero dizer que o nome, as cores, o símbolo, as pautas, a apuração, as entrevistas, as fotografias, os anúncios, a diagramação, o desembolso para a gráfica, etc, tudo fomos nós que corremos atrás. Deu um trabalhão, mas o resultado foi gratificante.

Foram vários desafios, desde o processo criativo, a adaptação com o aplicativo de diagramação, lidar com pessoas de diferentes humores para entrevista, até achar uma gráfica rápida com um precinho bacana. E apesar de tudo, não pensamos em desistir, o jornal foi entregue na data e com muito orgulho.

Hoje eu não digo que conseguiria diagramar um jornal sozinha, mas em compensação eu sei que posso forçar minhas barreiras muito mais, posso dizer que tenho boas histórias, e menos vergonha na cara para pedir uma entrevista a um delegado de polícia que tem a cara fechada.

A produção foi realizada por uma equipe de 4 pessoas, para chegar ao produto final foi utilizado o aplicativo IDesign para diagramação, todas as notícias e anúncios possuem a credibilidade garantida pelo grupo.


 
 
 

Comments


© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

Apreveite

Não perca nada!

QUEM SOU EU?

O Let's talk é um espaço para nos comunicarmos. Ele foi criado com a finalidade de conversamos sobre livros, filmes, séries, músicas e todos as reflexões que eu acho digno de registro. Espero que se divirtam!

POSTS RECENTES: 

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page