top of page

SIGA

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Os Instrumentos Mortais

  • Bárbara Oliveira
  • 30 de ago. de 2015
  • 4 min de leitura

Olá queridos leitores!

Hoje eu vim aqui falar um pouco sobre uma série que eu estou amando, inclusive tenho lido tudo relacionado a ela, qualquer spin off que sai eu já quero comprar.

A série dessa semana é Os Instrumentos Mortais, da Cassandra Clare publicado pela editora Galera Record. Eu já deveria ter feito um post sobre ela mas fiquei adiando porque são 6 livros e eu os li em intervalos espaçados, além do mais é uma história muito rica de detalhes e as vezes fica difícil explicar. Mas a minha missão aqui hoje é me empenhar ao máximo para trazer o universo que a Cassandra criou, com todo o carinho que eu sinto por esses livros.

Essa história é o perfeito exemplo de como as reviravoltas acontecem em nossas vidas, ou na vida de Clary para ser mais exata. Clary Fray é uma adolescente de Nova York que decide sair a noite para dançar com seu melhor amigo Simon na boate Pandemônio. Enquanto dança e observa as belas e exóticas pessoas a sua volta, Clary testemunha um assassinato cometido por três adolescente tatuados e para piorar a situação o corpo da "vítima" simplesmente desaparece. Os três jovens insolentes à apresentam um mundo fora de cogitação até então. Um mundo em que eles são Caçadores de Sombras com o dever de salvar a humanidade dos demônios e manter o equilíbrio entre os mundanos (humanos) e as criaturas do submundo (fadas, vampiros, lobisomens, feiticeiros, etc). Qualquer um ficaria cético com essa história, até que a mãe de Clary é sequestrada e para encontrá-la ela se vê cada vez mais envolvida no universo das sombras.

Mas afinal, o que são Cassadores de Sombras?

A muito tempo atrás o anjo Raziel para livrar o mundo dos demônios misturou no Cálice mortal o sangue de anjos e humanos, dando para que os homens e mulheres mais forte bebessem. Assim nasceram os guerreiros nephilim, os Cassadores de Sombras.

"Livremente servimos

Porque livremente amamos, conforme nosso arbítrio

De amar ou não; assim nos erguemos ou caímos"

Vocês não tem ideia do tanto de reviravolta nesses 6 livros, algumas coisas podem até ser previsíveis, mas é tudo contado com tanto cuidado que quando você vê as coisas já se desenrolaram. Eu entendo que a quantidade de elementos sobrenaturais, para quem está de fora, pode parecer exagerando. Mas acontece que a autora é simplesmente genial e os personagens, como eu já disse antes, são um dos pontos mais fortes dessa autora. Conforme você vai lendo e conhecendo as "pessoas", suas histórias e suas personalidades, mais você vai emergindo no universo dos Instrumentos Mortais e fica fascinado.

A riqueza de detalhes é imensa e tudo tem um ar mitológico que te deixa mais e mais curiosa, a forma como a autora entrelaça os acontecimentos é brilhante, a maioria das pessoas que leem elogiam a narrativa dela.

Mas é claro que defeitos não poderiam deixar de ser apontados, primeiro eu detesto triângulos amorosos, Crepúsculo me deixou traumatizada, e em uma série grande seria meio que inevitável não ter um romance triplo, mas quando você chega nos 3 últimos livros você até esquece que aquilo aconteceu. Outro aspecto negativo que quase todos apontam é a Clary nos fascinando com sua chatice e burrice em algumas partes. Realmente é um argumento plausível principalmente em Cidade das Almas Perdidas *oh meu Deus porque ficar falando o tempo todo nos cabelos loiros do Jace e porque tomar tantas decisões precipitadas e egoístas??* ela está tão obcecada pelo Jace que faz as coisas sem pensar nas consequências ou até mesmo na vontade dos envolvidos.

Em algum dos livros, desculpe não lembro qual, a narrativa se torna rotatória, com todos os pontos de vista e isso é muito importante para conhecermos os personagens e vermos o quanto todos amadurecem, se tornam mais corajosos, mais humanos, mais fortes para aguentar toda a tragédia que passaram e estão passando, e dessa forma eu criei um carinho imenso por todos eles.

Em Os Instrumentos Mortais você encontrará amizades inabaláveis, amores devastadores, amores puros, coragem, honra, destino,fé, esperança, traição, perdas e laços tão fortes que são capazes de enfrentar tudo aquilo que você julga ser impossível, muita luta, muita ação, muito menino bonito, etc.

Eu chorei, eu senti medo, eu ri, eu gargalhei e ainda entrei no clima romântico.

A série está dividida em:

Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos

Os Instrumentos Mortais: Cidade das Cinzas

Os Instrumentos Mortais: Cidade de Vidro

Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Anjos Caídos

Os Instrumentos Mortais: Cidade das Almas Perdidas

Os Instrumentos Mortais: Cidade do Fogo Celestial

Além dos Spin offs:

As Peças Infernais: Anjo Mecânico

As Peças Infernais: Príncipe Mecânico

As Peças Infernais: Princesa Mecânica

As Crônicas de Bane (uma das capas mais lindas)

O Códex dos Cassadores de Sombras e mais dois livros que eu não posso confirmar

Também rendeu um filme: Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos ( que dá uma discussão para outro post) e uma série que estréia em 2016 com nome de Shadowhunters.

Sem contar que a autora já está falando em HQs...UFA.

Será que te convenci a se render aos encantos desses livros?

É isso, espero que tenham gostado desta resenha, qualquer coisa pode comentar aqui, um beijo e até o nosso próximo papo literário.


 
 
 

Comments


© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

Apreveite

Não perca nada!

QUEM SOU EU?

O Let's talk é um espaço para nos comunicarmos. Ele foi criado com a finalidade de conversamos sobre livros, filmes, séries, músicas e todos as reflexões que eu acho digno de registro. Espero que se divirtam!

POSTS RECENTES: 

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page