Caixa de Pássaros
- Bárbara Olivera
- 14 de jun. de 2015
- 3 min de leitura

Caixa de Pássaros é o livro de estréia do cantor e compositor Josh Malerman publicado pela editora Intrínseca, um Thriller muito envolvente que está fazendo sucesso entre vários leitores. Vamos conversar sobre ele?
NÃO ABRA OS OLHOS
Existe algo lá fora: um monstro, ou uma criatura, algo que mudou o mundo, algo que não pode ser visto. Essa criatura parece ser demais para a mente humana compreender, não se sabe se isto tem consciência da devastação que está causando, se faz por bem ou por mau.
"O homem é a criatura que ele teme"
Depois que as criaturas surgiram, o mundo para Malorie foi dividido entre mundo exterior e o interior da casa em que ela divide com os outros sobreviventes. Não se pode mais olhar através das janelas, para sair em buscar água, só se for de olhos vendados.
Acontece o seguinte: o livro é narrado em passado e presente, pela visão da jovem Malorie, que acompanha o desastre global pela mídia. As coisas se desencadeiam e ela descobre que está grávida, mas Malorie custa a acreditar no que está acontecendo. É simples e assustador, basta olhar uma das criaturas e a pessoa subitamente é tomada por uma violência quase primitiva, matando quem estiver por perto e se matando de forma brutal. Quando isso acontece próximo de Malorie ela toma a decisão de se juntar a um grupo de sobreviventes.
Malorie treina as crianças desde seu nascimento, elas foram ensinadas a distinguir os ruídos, a obedecer somente a mãe e o mais importante, não abrir os olhos, todos os ensinamentos foi uma preparação para o dia em que eles precisaria sair da casa com os olhos vendados, remar por 30Km por um rio rodeado pelo mundo que ela não conhece mais, e esse dia chegou.
O que eu posso dizer a respeito? É um livro muito envolvente que pode facilmente te prender do início até o fim, fazendo você ler ele em 1 dia.
Eu nunca tinha lido um livro desse gênero e fique bem satisfeita, a história é intrigante e você sente os medos e aflições dos personagens. O defeito do livro é que você fica sem respostas. Mas eu tenho duas teorias:
1° O autor irá escrever outro respondendo nossas perguntas e 2° as lacunas que ficaram são simplesmente parte da excência do livro: o medo psicológico, não poder enxergar aquilo que você teme e ter de enfrentá-los de olhos fechados.
"As criaturas em sua mente andam em campos abertos, sem horizonte. Ficam ao lado das janelas de casas antigas e olham com curiosidade pelo vidro. Elas analisam. Examinam. Observam. Fazem a única coisa que Malorie não pode fazer...Olham"
Outro aspecto que eu acho muito importante ressaltar é o quanto é emocionante o amor que Malorie tem por seus filhos, em meio a tanto caos, onde a única coisa a ser feita é tentar sobreviver, ela se pergunta o tempo todo se é uma boa mãe. Toda vez que repreende seus filhos por não estarem escutando, para não abrir os olhos ou para não falar coisas triviais que não seja a respeito do que estão ouvindo, ela pensa se está tirando a infância das crianças. É comovente como ela se preocupa em estar privando as crianças de tudo o que ela e as outras pessoas teve, você tem vontade de abraçá-la e dizer que ela está fazendo tudo o que pode.
Eu chorei lendo essa história e o recomendo muito, como muitas pessoas disseram você se vê nele, é como se você estivesse vivenciando aquele momento exatamente porque de certa forma você também está vendado.
Josh Malerman foi genial ao descrever o mundo ao redor dos personagens sendo que nem mesmo eles poderiam enxergar....ai é difícil descrever, VOCÊ PRECISA LER.
"Há algo do lado de fora. Algo que não pode ser visto, que enlouquece as pessoas e as leva a cometer atos violentos seguidos de suicídio"
Bom meus queridos leitores, é isso! Eu espero que tenham gostado. Me contem nos cometários, críticas, sugestões. Me contem se já leram e se querem ler. Podem me contar tudo.
Até o nosso próximo papo literário :)
Comentarios