O que aprendemos com: Mad Max
- Bárbara Oliveira
- 24 de mai. de 2015
- 3 min de leitura
Bom dia queridos leitores!
Hoje eu não estou aqui para me demorar em uma resenha crítica. Vim conversar com vocês sobre o que podemos aprender com o filme que estreou em 14 de maio.
Mad Max: estrada da Fúria é um filme de ação e ponto! Não há espaço para outras tramas, não há espaço para romance, drama nem humor. E quer saber? Isso de longe foi o ponto fraco ou negativo do filme. Ei? Vocês meninas e mulheres que ainda não foram no cinema assistir porque não gostam de filme de ação, engole esse conceito e vai amiga! Apenas vá! Você vai saber porquê.

Lutando pelo Planeta
Provavelmente você assistiu os primeiros filmes de Mad com Mel Gibson (eu não...vergonha) e você deve saber que tudo se passa em um cenário pós apocalíptico e a água move toda uma sociedade e os escraviza, levando uns ao poder totalitário e outros a submissão. É tudo um caos e a vontade de sobrevivência e liberdade é o que mantém os personagens principais em uma constante luta.
Ok, então podemos aprender que devemos ser mais cuidadosos e preservar nossos recursos naturais que são tão valiosos, aprendemos que apesar do caos que rodeia a todos os homens, ainda podem se manter generosos e bondosos, que devemos lutar para conquistar nossa liberdade e ajudar os mais fracos...não desistir nunca.
Mas Estrada da Fúria tem um diferencial.
As heroínas
Sinceramente vai ter muito marmanjo se rasgando de raiva, Charlize Theron, que a partir de agora virou minha diva, rouba completamente a cena, Max não é mais o protagonista, Max agora é o ajudante da heroína, é o cúmplice daquela que trará esperança e a salvação de todos.A ou as personagens principais, e mais fortes dessa trama, são mulheres!!!OMG Para tudooooooo!Claro que não é o primeiro filme mostrando a força feminina, tem ai Jogos Vorazes, Os Vingadores...ta, desculpa, travou aqui e só lembrei desse hehe, mas Mad Max surpreende.O ponta pé inicial para a revolução quem dá? UMA MULHER, quem salva as parteiras de seus cativeiros para que elas parem de ser usadas como um objeto procriador? UMA MULHER. Quem desafia o líder venerado e explorador? UMA MULHER. Quem luta contra um exército sem um braço? UMA MULHER.Quem dá ordens ao Max? SIM, UMA MULHER!Calma gente, a questão aqui não é quem manda. É que uma mulher pode sim ser forte, incansável e lutar pelo que ela acredita, ela pode ser a esperança diante do caos, sua única função não é ser um banco de leite e procriadora, os homens não dominam e não são o centro do universo.Você vai notar que os guerreiros do líder Immortal Joe são submisso e servem com gratidão, sem questionar seu Sr. E é aí que uma das procriadoras questiona um dos guerreiros sobre sua ideologias a respeito de Joe, ela traz á ele o questionamento, a dúvida sobre tudo o que ele acreditava até agora.Apesar do destaque aqui ser o feminismo a dominação não é unicamente feminina, Max e um dos garotos de guerra são os aliados na luta pela libertação da humanidade. Então calma meu amigo, o Max também brilha nesse filme. Primeiro é ele quem muda os planos da Imperatriz Furiosa, quando tudo o que ela quer é encontrar um refúgio para ela e as cinco esposas ele mostra que juntos eles podem libertar a todos. Ai vem o segundo ponto: se você ainda não entendeu a guerra não é pelos direitos das mulheres e sim pela igualdade, homens e mulheres se juntam pela libertação dos oprimidos.Foi genial e muito nobre da parte do diretor investir nisso, as mentes mais machistas precisam começar a aceitar que onde quer que você vá, sempre terá uma mulher que pode roubar a cena, e melhor, salvar a pátria, até mesmo no seu precioso filme de ação que supostamente deveria ser carregado de testosterona.
Enfim, desabafei.
Mas é claro que não tiraremos o mérito da atuação de Tom Hardy que foi excelente. E se você não dá a mínima para essa questão feminina e só quer assistir o filme para se entreter, vá meu amigo, apenas vá! Mad Max: a estrada da Fúria é primitivo, é visualmente incrível, é energético com muita ação e explosão, é insano e tem uma trilha sonora bem original.
É isso, se você ainda não assistiu corre pro cinema. Se você assistiu me conta aqui nos comentário o que você acho.
Obs: imagens tiradas da internet ;)
Comments